quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Walking Dead: por que os quadrinhos são superiores à série de TV?





Enquanto a Sexta Temporada de The Walking Dead tem início na TV americana, voltamos à origem da aclamada série para discutir porque vale a pena ler os quadrinhos e porque esta leitura é mais satisfatória que assistir a série.


Em primeiro lugar, lembramos que The Walking Dead é baseada em uma série de quadrinhos iniciada há 12 anos (2003) escrita por Robert Kirkman e atualmente na edição 147. No Brasil, a revista é vendida em duas formas, escolha aquela que mais lhe agrada se quiser começar a ler agora, dependendo de seu apetite como leitor:

  • em números separados pela HQManiacs, lançados mensalmente, encontrando-se, atualmente, no número #36.
  • em edições encadernadas, cada uma delas compreendendo 6 números cada, estando, atualmente, na edição 17 (publicado, portanto, até o número #108)

Bem, mas por que a série de quadrinhos é superior à série de TV e deve ser lida? Seguem algumas razões (com alguns SPOILERS de leve, só até o final da terceira temporada):
  • Porque os personagens são bem mais desenvolvidos. os quadrinhos apresentam personagens muito mais complexos emocionalmente, sem a necessidade de balões de pensamento. Assim, não é possível dizer que "os quadrinhos são melhores por conta de meios intraduzíveis para a TV", já que tudo está ali, pronto para ser adaptado;
  • Porque a história flui mais rápido. enquanto Shane encontra seu fim entre as 6 primeiras HQs, este só morre ao final da terceira temporada, em uma tentativa (fracassada) dos produtores em desenvolvê-lo melhor. O ritmo mais rápido, por outro lado, não implica em uma história subdesenvolvida, já que cada quadrinho vale a pena, sem enrolações desnecessárias;
  • Porque os personagens encontram-se, muitas vezes, em situações que implicam em escolhas morais muito mais difíceis. A história televisiva busca muitas vezes simplificar as emoções dos personagens e uma consequência disso são simplificar inclusive suas ações. Carl, por exemplo, nos quadrinhos, mata Shane ao ver seu pai ameaçado por este não como um zumbi, mas como um ser humano que busca reafirmar sua autoridade;
  • Porque temas morais são mais discutidos e aprofundados. Pena de morte, suicídio, canibalismo e tortura são temas recorrentes e bem discutidos nos quadrinhos, enquanto de forma alguma perde-se de vista a ação. Os verdadeiros inimigos em The Walking Dead são os seres humanos, enquanto os mortos são "uma ameaça controlável" citando, nosso velho amigo Rick;
  • Porque os quadrinhos trazem verdadeiras lágrimas ao leitor. O mundo dos quadrinhos de The Walking Dead é brutal e animalesco, muito mais condizente com a situação da humanidade que o autor quer nos passar. A morte de Lori é impiedosa: enquanto ela foge com Carl e Rick à sua frente da invasão do Governador à prisão, toma um tiro e acaba caindo em cima de seu bebê, enquanto Rick ordena Carl a não olhar para trás (ainda assim o quadrinho #100 é o mais depressivo, em minha humilde opinião)

E aí, o que acha desta crítica? Comente

2 comentários:

  1. Muito boa a crítica, li somente alguns capítulos dos quadrinhos, mas assisto à série desde a 1ª temporada e gosto bastante!

    Qual site vocês recomendam para eu comprar as HQ's de The Walking Dead?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor site para comprar HQs é o da loja comix http://www.comix.com.br/distinction.php. O maior problema mesmo será o frete. Quanto a isso, você tem duas opções: esperar uma promoção de frete grátis acima de 99 reais (que são frequentes) ou ir até a loja física se você mora em São Paulo.

      Ah, só pra lembrar, no campo de pesquisa coloque "The Walking Dead" caso queira comprar a revista mensal e "Mortos vivos" caso queira as edições encadernadas, estes foram os nomes como foram lançados no Brasil.

      Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário!

      Excluir