terça-feira, 27 de outubro de 2015

O terror do incompreensível


Aniquilação é um livro escrito por Jeff VanderMeer, famoso por suas contribuições ao gênero literário New Weird, já concorreu aos prêmios  Nebula, Rhysling, British Fantasy, BSFA, World Fantasy Award e foi finalista do Hugo.


O livro é parte da trilogia Comando Sul e narra a incursão de um grupo de pesquisadoras, uma bióloga, uma antropóloga, uma topógrafa e uma psicóloga na Área X, uma área isolada da civilização e palco para uma série de esquisitices que frustaram outras 11 expedições, que culminaram em desaparecimento, loucura e doenças misteriosas. O objetivo das expedições não poderia ser mais vago: entender o que se passa no lugar, mas a que custo?
O interessante da narrativa de VanderMeer é que nem mesmo as personagens sabem o que procuram no lugar, guiadas a todo momento pela racionalidade e pelas diretrizes dadas por seus empregadores. A bizarrice começa pelo fato de nenhuma delas saber os nomes das companheiras, todas se identificam apenas por suas funções. É ai que vemos a história pela perspectiva da bióloga, que logo se vê ameaçada pela fauna estranha do lugar e por suas próprias colegas após a descoberta de uma espécie de torre soterrada.

Um grande representante do New Weird, Aniquilação consubstancia o mistério e o horror de um modo semelhante à Edgar Allan Poe e H. P. Lovecraft, através de sugestões e situações incompreensíveis à personagem principal, como as expressões nos olhares dos animais, a criatura indescritível na torre e todo o clima alienígena do encontro, a loucura a qual sucumbem as personagens e toda a falta de informações que desnorteiam tanto a narradora quanto o leitor enquanto tentam se apegar, em vão, à racionalidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário