quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Edgar Allan Poe: o maior dentre os contistas de horror.


Edgar Allan Poe nasceu em 1809. Filho de 2 atores, o pai abandonou a família e a mãe morreu muito cedo, sendo que o jovem órfão foi morar com outra família. Não terminou o ensino superior por falta de dinheiro e casou-se uma única vez com sua prima de 13 anos, em 1835 (ele, portanto, tinha 26 anos). Em 1845, Edgar publica o poema 'o corvo', que é sucesso imediato. Dois anos depois sua esposa morre de tuberculose. Em 1849, Edgar morre de maneira misteriosa, pobre, doente e esquecido.

Essa resumo trágico é também a história de um indivíduo que influenciou muitos escritores e seria considerado um dos grandes nomes da literatura de suspense, mistério e terror. Edgar praticamente inventou o gênero de história de detetive com seus contos "A Carta Roubada", "Mistérios da Rua Morgue" e "O Mistério de Marie Rôget". Neste último, Poe baseou-se num caso real, com informações reais, e as conclusões que atinge no conto batem com a solução do caso, que só foi descoberta anos depois. Sir Arthur Conan Doyle admitiu ter sido diretamente influenciado por Edgar Allan Poe.

Também na Ficção Científica, o romance (único completo de Poe) The Narrative of Arthur Gordon Pym of Nantucket (Romance que foi elogiado por H.G. Wells), influenciou Jules Verne em An Antarctic Mystery. O Poema "O Corvo", de Edgar, era apreciado, e foi, inclusive traduzido, por Fernando Pessoa e por Machado de Assis.

Eureka: a Prose Poem inclui uma teoria cosmológica que previu o big bang 80 anos antes de ser considerado cientificamente, e também apresenta a primeira solução plausível do paradoxo de Olber's (https://en.wikipedia.org/wiki/Olbers%27_paradox).

William Friedman, o maior Criptologista Norte-Americano, que decifrou o código PURPLE dos japoneses durante a segunda guerra mundial, começou a se interessar por criptografia na infância, depois de ler o conto de Edgar "O Escaravelho Dourado" em que as bases da criptografia são explicadas. Friedman disse que foi fortemente influenciado por Poe.

Eu, particularmente, sou fã dos contos "Uma Descida no Maelstrom", em que ele utiliza um princípio de Arquimedes para resolver o clímax da história; "A Queda da Casa de Usher", que é considerada uma obra-prima da literatura gótica e teria influenciado Herman Melville na construção do personagem Ahab, em "Moby Dick"; "O Gato Preto", que influenciou psicólogos e pode ser considerado um ensaio sobre a culpa humana; além dos outros já citados e não citados, cujo perscrutamento faria esse breve texto ter centenas de páginas.

Em síntese, Edgar Allan Poe foi um contista genial que construiu um monumento literário que influenciou muitos dos grandes escritores dos séculos XIX e seguintes. É leitura obrigatória para qualquer amante da literatura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário