segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Sobre Queen, Sci-fi e Einstein




Em 1975, a banda de glam rock Queen lançava seu álbum mais prestigiado. Com músicas como "Love of My Life", "Death On Two Legs", "I'm In Love With My Car" e a épica tragicomédia "Bohemian Raphsody" (considero todas as músicas desse álbum como indispensáveis) o álbum  "A Night At The Opera" estabeleceu o estilo que consagrou a banda.

Mas há uma música neste álbum que distoa muito do resto do material, seja pela pouca quantidade de frases de guitarra distorcida (o que conduz a música é um violão acústico), pelo poucos leading vocals de Mercury e pela própria temática da música. Estamos falando da música 39', composta, escrita, tocada (guitarra) e cantada pelo guitarrista da banda Brian May.


Mas qual a relação desta música com Einstein, ficção científica ou até mesmo este blog? A resposta é simples: viagem espacial com aplicação da teoria da relatividade.

A música narra a história de exploradores espaciais que no ano de 39 singraram ao espaço em busca de novas colônias e retornam no mesmo ano, de acordo com o tempo da espaço nave. Porém, enquanto somente um ano se passou para os viajantes, dezenas se passaram na Terra, que já está velha e cinza. Ao retornar à Terra, o personagem, em busca de sua amada, vê somente os olhos desta na filha que acaba de conhecer:

"Oh, so many years have gone, altough I'm older but a year, your mother's eyes, from your eyes, cry to me!" ("Muitos anos se foram, e embora eu esteja um ano mais velho, os olhos de sua mãe, dos seus olhos, choram para mim", em tradução livre)

Se você não conhece a música, aprecie este tributo à Sci-Fi:




Nenhum comentário:

Postar um comentário