sábado, 24 de outubro de 2015

A imensidão do espaço x a solidão da vida terrestre

Além de toda a beleza encontrada na vastidão do espaço, uma das coisas que mais alimenta a curiosidade humana é a perspectiva de encontrar outras formas de vida, e se encontrar formas de vida microscópicas já parece uma missão suficientemente complexa o que dizer de encontrar outra civilização "lá fora"?

Por que nossa galáxia não é tão movimentada e integrada como a de diversas obras de ficção científica, nas quais existe algum aglomerado de governos trazendo tecnologia aos vizinhos menos evoluídos? Ou ainda: por que a humanidade não teve um primeiro contato impactante e revelador, seja para o bem, como em O Fim da Infância, seja para o mal, como em Guerra dos Mundos?

Essas questões são o cerne do Paradoxo de Fermi, cujo desenvolvimento traz uma série de ideias dignas de uma boa obra de ficão científica e que, em suas conclusões finais, pode até mesmo trazer certa melancolia.

O vídeo a seguir expressa de forma clara e simples o Paradoxo de Fermi e suas implicações, uma boa reflexão para o final de semana:


Créditos ao meu amigo Yago por ter me enviado o vídeo e me lembrado desse paradoxo incrível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário