sábado, 24 de outubro de 2015

Fundação: do que se trata a melhor série de ficção científica de todos os tempos?


Não é segredo algum que em 1966, ao disputar o Hugo especial de melhor série de ficção científica (Best All-Time Series) e fantasia de todos os tempos, a trilogia Fundação desbancou séries de peso como Senhor dos Anéis (J.R.R Tolkien), As Crônicas de Barsoom (Edgar Rice Burroughs), Future History (Robert A. Heinlein) e Lensmen (E. E. Smith).

Mas do que se trata esta série e porque ela é tida como algo tão especial?

Bem, tudo começa com um estudioso do Primeiro Império Galáctico chamado Hari Seldon, que percebe que o Império está decadente e começa a estudar formas de minimizar os impactos de sua iminente queda. Para isso, o estudioso une vários campos científicos em uma disciplina denominada psico-história, que serviria para prever ações futuras da humanidade como um todo e guiá-la para o caminho desejado pelo estudioso. Duas regras são essenciais para que as previsões sejam corretas:

1. O estudo deve se concentrar nas ações grandes sociedades (uma galáxia inteira, no caso) e não pessoas tomadas individualmente;
2. A sociedade analisada não deve ter conhecimento das previsões da psico-história.

O plano de Seldon diminuiria a idade das trevas da galáxia (gerada pela queda do Primeiro Império Galáctico) que seria de 30.000 anos em somente 1.000! E como isto seria feito? Quais os instrumentos para que o plano seja exitoso? Bem, estes dados não vou entrar em detalhes, para não estragar sua leitura, mas posso dizer que se trata da criação da Fundação, uma espécie de mundo colonizado por estudiosos em uma planeta nos confins da galáxia.

Hari Seldon (nosso estudioso e mito das galáxias) aparece pessoalmente apenas nas primeiras páginas do primeiro livro e, posteriormente, em imagens holográficas pré-gravadas, descrevendo com maestria os eventos de centenas de anos após sua morte, após eles terem ocorrido, é claro.

Asimov demonstra perfeição ao narrar centenas de anos de história da galáxia, cada arco cobrindo certo período de tempo, cada um com personagens totalmente diferentes. A história, todavia, nunca parece solta, já que o plano Seldon afeta as ações de todos os personagens, unindo-as com extrema qualidade. Enfim, uma série digna do título de melhor de todos os tempos. 

Sobre as continuações da trilogia, lançadas vários anos depois, lançaremos em breve nossas opiniões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário