quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Knights of Sidonia, o anime da Netflix

Já respondendo a pergunta mais frequente em relação a Knights of Sidonia: não, este não tem nada a ver com a música do Muse, caso contrário seria chamado Knights of Cydonia. Sinto muito por desapontá-los. 

Knights of Sidonia é uma série de anime  sci-fi baseada no mangá de mesmo nome (lançada em 2009 e finalizada em 2015, contando com 15 volumes) disponível somente na Netflix e atualmente na segunda temporada. Apesar da premissa parecer bem legal (luta espacial com alienígenas), o anime não acrescenta muito ao gênero mecha.
A história se passa no ano de 3394, e acompanha a humanidade em uma grande nave espacial em fuga da Terra e em busca de um novo planeta para se estabelecer. O motivo da fuga foi a invasão dos Gaunas e posterior destruição total da Terra, quebrada ao meio, literalmente. 

A história acompanha Nagate Tanikaze, um garoto que vivia no subterrâneo de Sidonia (o nome da espaçonave) aprendendo a pilotar Mechas que são usados na guerra espacial com seu avô. Quando seu avô morre, foge para a "superfície" em busca de comida e acaba entrando para a academia de pilotagem, logo se destacando. É um personagem que atrai a tenção de simplesmente TODAS as garotas do anime, tornando a história bem cheia de fillers com constantes disputas femininas.

Os verdadeiros diferenciais do anime são os avanços no campo da biologia humana: 

  • humanos que fazem fotossíntese para suprir suas necessidades de alimentação;
  • a boa discussão sobre clonagem humana;
  • a introdução de um ser humano andrógino, Izana Shinatose, que desenvolve capacidades reprodutivas de acordo com seu parceiro (ou parceira), à lá "A Mão Esquerda da Escuridão" (Ùrsula K. Le Guin)
  • a possibilidade de humanos se tornarem imortais (como os membros do Conselho dos Imortais)
Apesar destes pontos positivos no anime, as batalhas de mecha parecem monótonas, ainda que sempre tenham um plot twist. Os traços não são originais, os rostos dos personagens parecem bem genéricos e, além disso, as personalidades destes são totalmente subdesenvolvidas. Estes são pontos que o anime deixa a desejar bastante, não criando uma história que vá te prender por muito tempo. Não recomendo no geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário