quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Bloodborne: Horror Lovecraftiano e finais bizarros



O chefão está parado à sua frente, pelo menos 15 metros de altura, você é apenas um caçador que acabou de aprender a diferença entre apertar R1 e R2 e descobriu que se levar um só golpe desse monstro você tem 100% de chances de morrer. A vida dele está baixa, você acha que nada pode te deter agora. Você se precipita e morre.

Bem vindo a Bloodborne.

Já que estamos tratando de jogos com influência Lovecraftiana (veja nossa review de Darkest Dungeon), nada melhor do que citar esse jogo que vem sendo considerado o melhor exclusivo de PS4 atualmente. Toda a atmosfera do jogo relembra os bons e velhos contos Lovecraftianos, com criaturas que se parecem com aquelas de horror indescritível (que paradoxo!), ambientação macabra, personagem solitário em meio a todo o horror e, sim, seu próprio desespero como personagem imerso em um mundo visceral.

Nada nesse jogo é dado de mão aberta. Se quiser conquistar todos os troféus do jogo, você deve, simplesmente, desbloquear os três finais possíveis. Sim, isso mesmo, você deve zerar o jogo três vezes. Parece difícil, e é. O único ponto positivo é que na segunda e terceira vez que você busca zerar o jogo, todos os inimigos são mais fáceis de derrotar, já que você mantém suas upgrades. Jogue mais de uma vez e tenha a satisfação de liquidar com tranquilidade aqueles malditos inimigos que te fizeram voltar ao checkpoint pelo menos 30 vezes.

O texto a seguir contém SPOILERS!

Aqui vãos os possíveis finais do jogo, para aqueles que ainda não se cansaram de morrer:

1) Você escolhe morrer. Isso mesmo, quando Gerhnam lhe oferece esta opção e você a escolhe, seu personagem se ajoelha perante o Primeiro Caçador e este desfere um golpe com seu enorme machado/foice. Você acorda na Yarhnam real, fora do sonho, e zera o jogo sem lutar com Gerhnam.

2) Você escolhe lutar contra Gerhnam. Este é o pior final de todos. Ao matar o Primeiro Caçador, a Presenã Lunar desce da Lua e transfere o trabalho de Gerhnam para você. Assim, você toma seu lugar no Sonho do Caçador e deverá guiar por toda a eternidade (ou até ser derrotado, espero) os próximos caçadores, fingindo ser paraplégico e tudo mais. 

3) Você luta com o verdadeiro chefão final. Ao consumir antes da batalha todos os três cordões umbilicais, e derrotar Gerhnam, a Presença Lunar descerá da Lua, mas, desta vez, ao abraçá-lo, ela foge em agonia. Derrote-a e você se tornará um Elder One, sim um daqueles monstros Lovecraftianos, "elevando a humanidade", como descrito no troféu. Este parece ser o final correto do jogo, já que este é considerado por muitos fãs o Ritual de Sangue Pálido, motivo pelo qual você inicialmente chegou a Yarhnam.  Acreditem, este é o final feliz

Confira o vídeo com os três finais explorados:





Nenhum comentário:

Postar um comentário