segunda-feira, 19 de outubro de 2015

MOMENTO ÉPICO #1: Arthas consegue a lendária espada Frostmourne para poder derrotar Mal'Ganis

[CONTÉM SPOILERS]



Warcraft III é um game estupendo desenvolvido e publicado pela fodástica Blizzard e lançado em 2002. Teve uma média de 9,3 nas reviews mundiais e se tornou um verdadeiro fenômeno mundial. É revolucionário pois foi o primeiro jogo a misturar os gêneros "RPG" com "Real Time Strategy", conseguindo fundir o que há de melhor nos dois tipos. Eu sempre fui fã de carterinha de Age of Empires, mas, a verdade é que Warcraft tornou os jogo anteriores obsoletos; controlar exércitos nunca mais será o mesmo agora que você pode além disso ter um personagem (Herói) com LVL. O único problema é que, ainda hoje, nenhum game conseguiu reproduzir o aspecto único de Warcraft III; de forma que ele ainda é um dos jogos mais jogados, e seu criador de mapas é tão potente que outras franquias surgiram a partir de modificações da estrutura originária de Warcraft III (DOTA, por exemplo). Além de tudo isso, como verão a seguir, o jogo conta com um enredo fantástico.

Arthas era Príncipe de Lordareon e um talentoso Paladino dos "Silver Hand". Como Paladino, Arthas possuía poderes divinos, relacionados a cura, invulnerabilidade e capacidade de renascer os mortos.

A História se inicia quando Arthas passa a investigar uma estranha praga que estava devastando inúmeros vilarejos. Eventualmente, Arthas descobre que o demônio Mal'Ganis está por trás da destruição de seu amado povo. Sedento por justiça, Arthas vai gradualmente enlouquecendo, e missão por missão vamos observando como suas atitudes mudam, passando de um sujeito bondoso e honesto para um tirano em busca de um ideal de justiça mais próximo da vingança que qualquer outra coisa (Ao chegar nas terras mais ao norte, geladas, por exemplo, ele queima os navios de seus homens, contra a vontade dos mesmos, declarando: "Não vamos voltar, só sairemos daqui quando tivermos matado Mal'Ganis").

No decorrer da história, Arthas encontra Mal'Ganis, para matá-lo contudo, Arthas julga necessário procurar a lendária Frostmourne. Quando a encontra, Arthas fica sabendo que a espada é amaldiçoada, e mesmo assim a pega.

Ao Matar Mal'Ganis, no auge de sua loucura, Arthas fica sabendo que Mal'Ganis é apenas um peão, porém, drenado de sua racionalidade, e deprimido por saber que a causa pela qual lutou tanto era completamente inútil, Arthas se recolhe nas montanhas para passar o resto de seus dias atormentado pela mais profunda dor até morrer congelado.

Porque é épico?

O momento que Arthas pega a Frostmourne é crucial para toda a história. Tudo que eu contei aqui são 10% da história, já que essa campanha é a primeira e menor do jogo, que tem outras 7. Contudo, poucos momentos em jogos são capazes de fazer você pausar o game, ir tomar uma água, parar um pouco para pensar no que aconteceu; poucos momentos costumam afetar tão profundamente seu ser; e este é um desses raros momentos.

Warcraft se apropria, recria e renova um retalho de lendas e histórias retirados das mais diversas culturas, mas de forma eficaz consegue construir sua própria mitologia, sendo inclusive a imagem de orcs, elfos, mortos-vivos, humanos, etc., muito mais complexa e forte do que as usualmente reveladas nas histórias clássicas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário