Título: Drácula
Autor: Bram Stoker
Publicação original: 26/05/1897
Número de páginas: 390
Primeira edição: Archibald Constable and Company (UK)
Drácula foi escrito pelo irlandês Abraham “Bram” Stoker em
1897, após sete anos de pesquisa de folclore europeu e histórias de
vampiros, sua maior influência foi o trabalho de Emily Gerard:
Transylvania Superstitions. Na época de seu lançamento, a
obra foi considera uma história comum de aventura, principalmente
pelos seus elementos representativos da cultura européia
continental, elementos estes verificados em muitas outra obras
contemporâneas de Drácula.
Apesar do que muitos pensam, Drácula não foi o primeiro romance a
abordar as lendas envolvendo vampiros, é apenas o mais famoso. Como
seus antecessores no gêre e inspirações parciais, se posso fazer
tal afirmação, pode-se citar os romances Carmilla, sobre
uma vampira lésbica que atacava jovens solitárias e
Varney the Vampire,
uma “penny dreadful”¹
do período vitoriano.
A imagem do vampiro como um membro
da aristocracia foi criada por John Polidori em The
Vampyre, em 1819. Juntamente com
essa influência, Stoker baseou os maneirismos e comportamento
cavalheirístico do personagem Drácula no ator Henry Irving, diretor
do Lyceum Theatre, onde Stoker trabalhou por 20 anos.
De um modo simples, a história do
romance pode ser descrita da seguinte maneira: Drácula (nome
derivado do patrônimo Drăculea atribuído aos descendentes de Vlad
II, tendo este adotado o nome “Dracul” depois de ter sido adotado
pela Ordem do Dragão em 1431, em romeno a palavra dracul quer dizer
tanto “o dragão” quanto “o diabo”)² é um aristocrata residente da região dos Cárpatos, na
Transilvânia. Com o objetivo de comprar uma própriedade em Exeter,
Inglaterra, Drácula contrata uma companhia de advogados, na qual o
jovem Jonathan Harker trabalha, para fornecer o necessário apoio
legal para a transação. No início Harker conquistado pelo
cavalheirismo e pela inteligência do nobre, porém acaba descobrindo
que na verdade é um prisioneiro no castelo de Drácula e presencia
algumas das saídas noturnas no vampira através da janela de seu
quarto. É aí que começa o sofrimento de Harker e a empreitada de
Drácula, que tem uma espécie de plano malígno para se estabelecer
entre os milhões de habitantes ingleses e expandir seu domínio para
a Inglaterra.
A história é contada através de um agregado de diários feitos
pelos personagens Jonathan Harker, sua noiva e posteriormente esposa
Wilhelmina “Mina” Murray, a amiga de Mina, Lucy Westenra, John
Seward amigo de Lucy e diretor de um manicômio. Além dos diários
destes personagens há também cartas que trocam entre si, notícias
de jornais, memorandos deixados pelos personagens e diários de bordo
de embarcações. Tal estrutura é similar a utilizada no gênero
literário focado em viagens que era bastante presente nos séculos
XVIII e XIX. Elemento explorativo este que se apresenta nas diversas
descrições feitas por Stoker, no início do romance, a respeito da
geografia e dos costumes da região, revelando ao leitor um abandono
da Europa Ocidental para a Europa Oriental, predominantemente as
diferenças entre a Inglaterra e a Europa Continental.
Ressalto aqui um momento empolgante, produto do tipo de estrutura
utilizado por Stoker, que a chegada de Drácula na Inglaterra através
de uma embarcação, sendo o episódio descrito pelo diário de bordo
mantido pelo capitão da embarcação. O capitão descreve o
desaparecimento de um a um de seus subordinados, sempre aqueles que
ficam de guarda durante a noite, notado sempre no amanhacer. Os
marinheiros acreditavam que transportavam apenas algumas caixas de
terra, contudo, o vampiro na verdade se encontrava em uma delas e faz
uso de seus poderes de controle sobre o clima para que a embarcação
chegue o mais rápido possível a Inglaterra, enquanto se alimenta e
mata os marinheiros, deixando alguns até mesmo loucos no processo.
Com esse trecho Stoker deixa clara sua habilidade como narrador e
cria um clima de terror digno da obra, além de demonstrar a
verdadeira falta de humanidade de Drácula e o efeito que tem sobre
as pessoas comuns.
De volta ao enredo de Drácula, temos como foco o conflito do grupo
de personagens contra o vampiro, tendo esse início algum tempo
depois que Jonathan Harker já voltou a Inglaterra, desviando-se o
núcleo da história para a personagem Lucy Westenra, vítima do
vampiro que faz com que os personagens masculinos a ela ligados (John
Seward, Arthur Holmwood, Quincey Morris e Van Helsing) se empenhem em
tentar salvá-la da morte enquanto buscar compreender o que está
acontecendo. Posteriormente, o casal Harker volta a se tornar parte
essencial do conflito, uma vez que Drácula volta-se para Mina,
tentando corrompê-la assim como Lucy, o que resulta no embate direto
contra o Conde.
A superioridade do vampiro sobre seus adversários humanos é
evidente, uma vez que no início eles nem mesmo sabem o que estão
enfrentando e é apenas com os conhecimentos do professor Van
Helsing, que é um verdadeiro intelectual versado nas mais variadas e
diversas áreas do conhecimento, que conseguem superar essa barreira
e de fato se equiparem para o confronto. Apenas a união das diversas
carecterísticas e pontos fortes dos personagens que eles são
capazes de se colocar em pé de igualdade com Drácula para que
possam de fato se tornar uma ameaça real, tendo-se em vista que além
de ser um aristocrata rico e influente em sua região ele ainda conta
com uma verdadeira lista de poderes sobrenaturais, sendo eles força,
velocidade e resistência acima das de qualquer homem, capacidade de
influenciar e ter uma espécie de controle mental sobre as pessoas,
controlar desde ratos e moscas a corujas e lobos, mudar sua forma
física para a de um morcego ou um cão e até mesmo se transformar
em névoa, passar por orifícios que de outra forma seriam
impossíveis de serem atravessados, controle sobre o clima ao seu
redor, e claro a sua imortalidade, que resulta em uma paciência para
agir e tempo para adquirir conhecimento, e poder de se alimentar do
sangue humano. Para parear com tamanha quantidade de habilidades, os
“mocinhos” contam com as limitações sofridas pelo vampiro
durante o dia, quando ele não pode fazer uso de suas habilidades e
fica enfraquecido fisicamente, as diversas fraquezas pesquisadas por
Van Helsing, como o alho, a rosa silvestre, a hóstia, o crucifixo e
os meios de matá-lo, sejam estes cortar a cabeça, atravessar seu
coração com uma estaca de madeira e posteriormente encher sua boca
de alho como uma “medida certificadora”.
Dentre as características principais do grupo que ajudam no
confronto destaca-se a inteligência e astúcia de Mina e suas
observações perspicazes, os recursos e a riqueza de Arthur, o
conhecimento de Van Helsing, a racionalidade e practicidade de
Seward, a coragem e vigor de Quincey e a dedicação e empenho de
Jonathan para eliminar o vampiro e salvar sua mulher, força de
vontade esta visível pelas mudanças pelas quais o personagem passa
após a descober de que Drácula está tentando converter Mina em uma
vampira, ou Não Morta como Van Helsing afirma, Harker chega a não
querer deixar que os outros personagens partam para qualquer
empreitada sem ele e passa até mesmo a andar com uma faca kukri
(arma utilizada pelos gurkhas, povo do Nepal e do norte da Índia) em
contraste com seu comprtamento anterior introspectivo e calmo.
A abordagem que Stoker faz do comportamento feminino da época
através das cartas e diários de Mina e Lucy exemplificam bem os
costumes da época. Com eles ainda podemos ver as diferenças
provocadas pela influência que Drácula passa a exercer sobre elas,
de tal forma que ele transforma Lucy, um exemplo de pureza e bondade,
em uma figura lasciva e demoníaca, assim como as três noivas
vampiras encontradas por Harker no castelo do Conde. É por meio
dessas mesma decrição das duas personagens femininas que o autor
desenvolve Mina como uma das personagens mais interessantes e
elementais a história, se não a mais importante. Tal papel central
de Mina se deve a sua influência sobre os personagens masculinos,
uma vez que se mobilizam inicialmente para protegê-la do destino de
Lucy e buscam eliminar o vampiro para libertá-la. Enquanto Lucy era
impotente e incapaz de agir diante da influência do vampiro, Mina se
mostra forte e determinada a ajudar na empreitada de todas as
maneiras possíveis, seja através de seu vínculo sobrenatural com
ele ou de sua percepção e organização e análise dos fatos
registrados. Enquanto Jonathan fica desconsolado e perceptivelmente
modificado pela situação da esposa, ela se mantém calma na maioria
das vezes e o conforta, além de incitar a admiração nos outros
membros do grupo e dar o necessário apoio moral a eles através de
um comportamento alegre e motivador no decorrer da luta.
Podemos concluir que Drácula é uma obra completa, tanto através da
pesquisa feita por Stoker, reponsável pela acuidade geográfica e
histórica, que representam bem a região de origem de Drácula,
quanto pela sua estrutura peculiar e bem elaborada. O enredo ainda é
de certo modo realista, isso claro do ponto de vista da impotência
dos seres humanos diante do assombroso potencial de Drácula para
conseguir o que deseja, sendo que só conseguem enfrentá-lo através
da união e uso de todos os seus recursos em conjunto. Aborda ainda o
comportamento feminino e o usa para criar uma personagem forte e
importante de modo que poucas eram em histórias escritas no fim do
século XIX. Contudo, o que mais se evidencia na obra é a
consolidação do vampiro e o estabelecimento dos padrões que muitos
escritores seguem atualmente ao utilizarem esse ser mítico, mesmo
que hoje em dia certas obras tenham feito uma degradação do modelo
de Stoker em prol de uma maior liberdade e foco diferenciado, o que
pode não ter sido muito bom para a figura controladora, onipotente e
desumana que é o conde Drácula.
1 Penny dreadful era um tipo de publicação de ficção
impressa em papel do tipo pulp no
século XIX destinadas aos adolescentes da classe trabalhadora.
Geralmente apresentavam histórias seriais que eram publicadas em
partes semanalmente, cada parte custava um penny
na época.
2 Para
mais a respeito do personagem histórico Vlad II acesse:
http://en.wikipedia.org/wiki/Vlad_II
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