sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Resenha: Os Guardiões da Galáxia

"Nenhum guaxinim ou criatura árvore foram molestados durante a filmagem desse filme"


Dividido em tópicos, este post traz uma breve resenha do filme (sem spoilers), análise do elenco, lista de músicas na trilha sonora, análise da equipe nos quadrinhos, e a cena pós crédito (tratada abertamente).


Resenha

O filme inicia-se em 1988, durante a morte da mãe de Jason Quill e sua revelação febril de que o pai do garoto era um ser feito "da mais pura luz". Ao fugir do hospital, o garoto é abduzido pela nave de Yondu Udonta e desde então, passa a conhecer a vida como saqueador.

Em um de seus trabalhos, Quill captura um misterioso orbe, mas acaba preso. Na prisão, conhece outros foras-da-lei e acaba montando uma parceria com eles. Rocket Racoon é um guaxinim temperamental caçador de recompensas; Groot é seu guarda-costas, uma criatura árvore que resume sua fala a três palavras "Eu sou Groot"; Gamora é filha adotiva do titã Thanos (que aparece na cena pós-créditos do filme "Os Vingadores" e faz uma breve aparição neste filme); e Drax o Destruidor, que vem da tragédia da perda de sua mulher e filha pelo vilão Ronan.


A parceria toma proporções épicas quando os personagens descobrem o que o orbe contém, mas isso não implica que o filme tomará um tom mais sério ou sombrio.

Guardiões da Galáxia é um filme que não se leva a sério em momento algum (nem ao menos na última frase dos créditos, transcrito no subtítulo deste post). Várias qualidades podem ser a ele atribuídas, dentre elas a apresentação de forma cativante de personagens antes desconhecidos pela maioria do público, a ação na medida certa e, obviamente, o bom-humor. Do início, até o confronto final (especificamente no confronto final), o filme promete boas risadas, ridicularizando suas situações heroicas, como uma forma de sátira ao gênero super-herói.

O filme não tem vergonha de mostrar personagens verdes, azuis, rosas ou de qualquer outra cor e raça,  o que demonstra uma certa ousadia dos produtores em um filme virado para o público em geral.

Altamente recomendada, pode a aventura ser considerada como o melhor filme de super-heróis de 2014, como apontado por outros críticos. Tão bom o é, que arrisco dizer que disputa com os Vingadores o título de melhor filme da Marvel atual

Elenco

O elenco conta com algum atores  já conhecidos no universo nerd: Zoe Saldana (Uhura da nova série de filmes Star Trek), como Gamora; Karen Gillian (Amelia Pond, na série Doctor Who) aparece como Nebulosa; Lee Peace (Thranduil na trilogia O Hobbit) como o vilão Ronan; e Michael Rooker (Merle na série The Walking Dead) como Youndu Udonta.

Outros nomes são o dos atores Bradley Cooper (como Rocket Racoon) e Vin Diesel (como Groot). 

Chris Pratt (Peter Quill/Starlord), por sua vez, atuou em um papel secundário no filme "Ela".

Trilha sonora

A trilha sonora do filme desenvolve-se, principalmente, em torno do "Awesome Mix, Vol.01", fita com seleção de músicas dos anos 60 e 70. A fita, que pertence ao personagem Peter Quill, foi a estratégia dos produtores em ligar o personagem à sua origem terráquea. A seleção de músicas revolve em volta do pop rock, glam rock, soft rock, soul dentre outros.

Aqui vai a lista do Awesome Mix, Vol.01 (já lançado em julho de 2014): 

1. "Hooked on a Felling", por Blue Swede
2. "Go All The Way", por Raspberries
3. "Spirit In The Sky", por Norma Greenbaum
4. "Moonage Daydream", por David Bowie
5. "Fooled Around and Fell In Love", por Elvin Bishop
6. "I'm Not in Love", por 10cc
7. "I Want you Back", por The Jackson 5
8. "Come and Get Your Love", por Redbone
9. "Cherry Bomb", por the Runaways
10. "Escape (The Piña Colada Song)", por Rupert Holmes
11. "O-o-h Child", por Five Stairsteps
12. "Ain't No Mountain High Enough", por Marvin Gaye e Tammi Terrell

Além disso, há a trilha sonora orquestral composta por Tyler Bates, em 29 faixas.


A equipe nos quadrinhos

Nessa sessão farei um apanhado das séries de quadrinhos já produzidas e em produção da equipe galática para facilitar aos leitores que desejam ter um maior contato com os já famosos personagens.

Equipe de 1969

A primeira equipe dos Guardiões apareceu pela primeira vez na revista Marvel Super-Heroes #18 e, desde então, esporadicamente em outros títulos da Marvel.
Foi só no início de 1990 que os guardiões ganharam um título próprio que durou 62 números, e teve como principal roteirista Michael Gallagher. Os membros iniciais desta equipe eram: Major Victory, Martinex T' Naga, Captain Charlie 27 e Yondu Udonta.


Equipe de 2008 e a inspiração para o filme

Em 2008, após os eventos de Anihilation: Conquest (um crossover em que vários heróis da Marvel defendem o Universo contra os Phalanx, liderados por Ultron) uma nova equipe dos guardiões é formada, contando originalmente com o Senhor das Estrelas, Rocket Racoon, Quasar, Adam Warlock, Gamora, Drax o Destruidor e Groot.

A série durou 25 números, com a adição de alguns spin-offs e foi nessa equipe que o filme de 2014 se inspirou.

MARVEL NOW! e a equipe atual
Em 2013, com a reformulação do Universo Marvel (MARVEL NOW!), os Guardiões novamente ganharam um título próprio. Nesta série, o Homem de Ferro se junta à equipe, além de outros personagens.

Atualmente (Agosto de 2014) a série se encontra no número 17 nos Estados Unidos.

Para os que adoraram o personagem Rocket Racoon, informo-lhes que este ganhou um título próprio neste ano (atualmente no número 2)

Cena pós créditos


Neste tópico falarei abertamente sobre a cena pós crédito, o leitor pode ficar tranquilo porque ela não tem muita importância para o enredo do filme, nem revela pontos essenciais deste.


Após todos os créditos, como virou praxe nos filmes da Marvel, o telespectador pode esperar para ver a aparição de Howard o Pato, aparentemente, um dos itens do Colecionador (este último aparece primeiramente na cena pós créditos de Thor 2 e participa de algumas cenas deste filme resenhado).

No passado, o satírico personagem quase foi alvo de uma ação movida pela Disney devido à sua semelhança com o Pato Donald. Após essa ameaça da Disney, alguns traços do personagens foram mudados, como, por exemplo, o uso de calças.


Cosmo, um cachorro com roupa espacial, também está presente na cena. Nos quadrinhos, o cão telepata russo é o chefe de segurança de Lugarnenhum (Knowhere) e posteriormente se junta aos Guardiões (equipe de 2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário