terça-feira, 15 de julho de 2014

Resenha: Drácula

Título: Drácula

Autor: Bram Stoker

Publicação original: 26/05/1897

Número de páginas: 390

Primeira edição: Archibald Constable and Company (UK)


Drácula foi escrito pelo irlandês Abraham “Bram” Stoker em 1897, após sete anos de pesquisa de folclore europeu e histórias de vampiros, sua maior influência foi o trabalho de Emily Gerard: Transylvania Superstitions. Na época de seu lançamento, a obra foi considera uma história comum de aventura, principalmente pelos seus elementos representativos da cultura européia continental, elementos estes verificados em muitas outra obras contemporâneas de Drácula.



Apesar do que muitos pensam, Drácula não foi o primeiro romance a abordar as lendas envolvendo vampiros, é apenas o mais famoso. Como seus antecessores no gêre e inspirações parciais, se posso fazer tal afirmação, pode-se citar os romances Carmilla, sobre uma vampira lésbica que atacava jovens solitárias e Varney the Vampire, uma “penny dreadful”¹ do período vitoriano.

A imagem do vampiro como um membro da aristocracia foi criada por John Polidori em The Vampyre, em 1819. Juntamente com essa influência, Stoker baseou os maneirismos e comportamento cavalheirístico do personagem Drácula no ator Henry Irving, diretor do Lyceum Theatre, onde Stoker trabalhou por 20 anos.

De um modo simples, a história do romance pode ser descrita da seguinte maneira: Drácula (nome derivado do patrônimo Drăculea atribuído aos descendentes de Vlad II, tendo este adotado o nome “Dracul” depois de ter sido adotado pela Ordem do Dragão em 1431, em romeno a palavra dracul quer dizer tanto “o dragão” quanto “o diabo”)² é um aristocrata residente da região dos Cárpatos, na Transilvânia. Com o objetivo de comprar uma própriedade em Exeter, Inglaterra, Drácula contrata uma companhia de advogados, na qual o jovem Jonathan Harker trabalha, para fornecer o necessário apoio legal para a transação. No início Harker conquistado pelo cavalheirismo e pela inteligência do nobre, porém acaba descobrindo que na verdade é um prisioneiro no castelo de Drácula e presencia algumas das saídas noturnas no vampira através da janela de seu quarto. É aí que começa o sofrimento de Harker e a empreitada de Drácula, que tem uma espécie de plano malígno para se estabelecer entre os milhões de habitantes ingleses e expandir seu domínio para a Inglaterra.

A história é contada através de um agregado de diários feitos pelos personagens Jonathan Harker, sua noiva e posteriormente esposa Wilhelmina “Mina” Murray, a amiga de Mina, Lucy Westenra, John Seward amigo de Lucy e diretor de um manicômio. Além dos diários destes personagens há também cartas que trocam entre si, notícias de jornais, memorandos deixados pelos personagens e diários de bordo de embarcações. Tal estrutura é similar a utilizada no gênero literário focado em viagens que era bastante presente nos séculos XVIII e XIX. Elemento explorativo este que se apresenta nas diversas descrições feitas por Stoker, no início do romance, a respeito da geografia e dos costumes da região, revelando ao leitor um abandono da Europa Ocidental para a Europa Oriental, predominantemente as diferenças entre a Inglaterra e a Europa Continental.

Ressalto aqui um momento empolgante, produto do tipo de estrutura utilizado por Stoker, que a chegada de Drácula na Inglaterra através de uma embarcação, sendo o episódio descrito pelo diário de bordo mantido pelo capitão da embarcação. O capitão descreve o desaparecimento de um a um de seus subordinados, sempre aqueles que ficam de guarda durante a noite, notado sempre no amanhacer. Os marinheiros acreditavam que transportavam apenas algumas caixas de terra, contudo, o vampiro na verdade se encontrava em uma delas e faz uso de seus poderes de controle sobre o clima para que a embarcação chegue o mais rápido possível a Inglaterra, enquanto se alimenta e mata os marinheiros, deixando alguns até mesmo loucos no processo. Com esse trecho Stoker deixa clara sua habilidade como narrador e cria um clima de terror digno da obra, além de demonstrar a verdadeira falta de humanidade de Drácula e o efeito que tem sobre as pessoas comuns.

De volta ao enredo de Drácula, temos como foco o conflito do grupo de personagens contra o vampiro, tendo esse início algum tempo depois que Jonathan Harker já voltou a Inglaterra, desviando-se o núcleo da história para a personagem Lucy Westenra, vítima do vampiro que faz com que os personagens masculinos a ela ligados (John Seward, Arthur Holmwood, Quincey Morris e Van Helsing) se empenhem em tentar salvá-la da morte enquanto buscar compreender o que está acontecendo. Posteriormente, o casal Harker volta a se tornar parte essencial do conflito, uma vez que Drácula volta-se para Mina, tentando corrompê-la assim como Lucy, o que resulta no embate direto contra o Conde.

A superioridade do vampiro sobre seus adversários humanos é evidente, uma vez que no início eles nem mesmo sabem o que estão enfrentando e é apenas com os conhecimentos do professor Van Helsing, que é um verdadeiro intelectual versado nas mais variadas e diversas áreas do conhecimento, que conseguem superar essa barreira e de fato se equiparem para o confronto. Apenas a união das diversas carecterísticas e pontos fortes dos personagens que eles são capazes de se colocar em pé de igualdade com Drácula para que possam de fato se tornar uma ameaça real, tendo-se em vista que além de ser um aristocrata rico e influente em sua região ele ainda conta com uma verdadeira lista de poderes sobrenaturais, sendo eles força, velocidade e resistência acima das de qualquer homem, capacidade de influenciar e ter uma espécie de controle mental sobre as pessoas, controlar desde ratos e moscas a corujas e lobos, mudar sua forma física para a de um morcego ou um cão e até mesmo se transformar em névoa, passar por orifícios que de outra forma seriam impossíveis de serem atravessados, controle sobre o clima ao seu redor, e claro a sua imortalidade, que resulta em uma paciência para agir e tempo para adquirir conhecimento, e poder de se alimentar do sangue humano. Para parear com tamanha quantidade de habilidades, os “mocinhos” contam com as limitações sofridas pelo vampiro durante o dia, quando ele não pode fazer uso de suas habilidades e fica enfraquecido fisicamente, as diversas fraquezas pesquisadas por Van Helsing, como o alho, a rosa silvestre, a hóstia, o crucifixo e os meios de matá-lo, sejam estes cortar a cabeça, atravessar seu coração com uma estaca de madeira e posteriormente encher sua boca de alho como uma “medida certificadora”.

Dentre as características principais do grupo que ajudam no confronto destaca-se a inteligência e astúcia de Mina e suas observações perspicazes, os recursos e a riqueza de Arthur, o conhecimento de Van Helsing, a racionalidade e practicidade de Seward, a coragem e vigor de Quincey e a dedicação e empenho de Jonathan para eliminar o vampiro e salvar sua mulher, força de vontade esta visível pelas mudanças pelas quais o personagem passa após a descober de que Drácula está tentando converter Mina em uma vampira, ou Não Morta como Van Helsing afirma, Harker chega a não querer deixar que os outros personagens partam para qualquer empreitada sem ele e passa até mesmo a andar com uma faca kukri (arma utilizada pelos gurkhas, povo do Nepal e do norte da Índia) em contraste com seu comprtamento anterior introspectivo e calmo.

A abordagem que Stoker faz do comportamento feminino da época através das cartas e diários de Mina e Lucy exemplificam bem os costumes da época. Com eles ainda podemos ver as diferenças provocadas pela influência que Drácula passa a exercer sobre elas, de tal forma que ele transforma Lucy, um exemplo de pureza e bondade, em uma figura lasciva e demoníaca, assim como as três noivas vampiras encontradas por Harker no castelo do Conde. É por meio dessas mesma decrição das duas personagens femininas que o autor desenvolve Mina como uma das personagens mais interessantes e elementais a história, se não a mais importante. Tal papel central de Mina se deve a sua influência sobre os personagens masculinos, uma vez que se mobilizam inicialmente para protegê-la do destino de Lucy e buscam eliminar o vampiro para libertá-la. Enquanto Lucy era impotente e incapaz de agir diante da influência do vampiro, Mina se mostra forte e determinada a ajudar na empreitada de todas as maneiras possíveis, seja através de seu vínculo sobrenatural com ele ou de sua percepção e organização e análise dos fatos registrados. Enquanto Jonathan fica desconsolado e perceptivelmente modificado pela situação da esposa, ela se mantém calma na maioria das vezes e o conforta, além de incitar a admiração nos outros membros do grupo e dar o necessário apoio moral a eles através de um comportamento alegre e motivador no decorrer da luta.

Podemos concluir que Drácula é uma obra completa, tanto através da pesquisa feita por Stoker, reponsável pela acuidade geográfica e histórica, que representam bem a região de origem de Drácula, quanto pela sua estrutura peculiar e bem elaborada. O enredo ainda é de certo modo realista, isso claro do ponto de vista da impotência dos seres humanos diante do assombroso potencial de Drácula para conseguir o que deseja, sendo que só conseguem enfrentá-lo através da união e uso de todos os seus recursos em conjunto. Aborda ainda o comportamento feminino e o usa para criar uma personagem forte e importante de modo que poucas eram em histórias escritas no fim do século XIX. Contudo, o que mais se evidencia na obra é a consolidação do vampiro e o estabelecimento dos padrões que muitos escritores seguem atualmente ao utilizarem esse ser mítico, mesmo que hoje em dia certas obras tenham feito uma degradação do modelo de Stoker em prol de uma maior liberdade e foco diferenciado, o que pode não ter sido muito bom para a figura controladora, onipotente e desumana que é o conde Drácula.

1  Penny dreadful era um tipo de publicação de ficção impressa em papel do tipo pulp no século XIX destinadas aos adolescentes da classe trabalhadora. Geralmente apresentavam histórias seriais que eram publicadas em partes semanalmente, cada parte custava um penny na época.



2  Para mais a respeito do personagem histórico Vlad II acesse: http://en.wikipedia.org/wiki/Vlad_II

Nenhum comentário:

Postar um comentário